A eletrocauterização ou cauterização é uma técnica cirúrgica que promove a destruição das lesões de pele por meio de eletricidade e calor. O procedimento não gera downtime e a cicatrização ocorre em até 15 dias. Sua adoção pode ser feita para remoção de pequenas lesões benignas de pele, como ceratoses seborreicas, dermatose papulosa nigra, verrugas, hiperplasia sebácea.
A biópsia de pele é uma cirurgia realizada quando há suspeita da incidência de lesões malignas, com o objetivo de remover parte dos tecidos ou células, para a análise em laboratório. A excisão da pele pode ser feita por meio de bisturi, navalha ou curetagem. Dessa forma, é possível diagnosticar doenças císticas, tumorais ou mesmo inflamatórias.
A retirada de pintas ou sinais (nevos) pode ser necessária quando essas marcas são propensas a se transformar em um melanoma ou mesmo caso seja constatado que esses nevos são malignos. Diante desse quadro, a cirurgia para a remoção da área afetada é a melhor alternativa. Para pintas pequenas e de fácil acesso, a excisão da pele é feita em consultório, com anestesia local. Além disso, as pintas também podem ser retiradas quando há um inconveniente estético.
A onicocriptose (popularmente conhecida como unha encravada) é uma condição na qual o canto ou o lado de uma unha cresce e penetra na pele. O quadro costuma ser muito comum no dedão do pé. O uso de sapatos apertados, traumas e o corte incorreto de unhas são suas principais causas. Para reverter o problema, pode ser necessário recorrer a uma pequena cirurgia na região, para a remoção total ou parcial da unha doente. A técnica é feita com anestesia local. Outras formas de tratamento podem incluir a administração de medicamentos tópicos e antibióticos, além de tecnologias como fototerapia e alta frequência.
Quem tem os lóbulos de orelhas fendidos – seja pelo uso de brincos pesados ou de alargadores – pode corrigir o quadro por meio de uma pequena cirurgia ou com a aplicação de ácido que promove o fechamento da fenda. Após a recuperação, o paciente pode furar novamente a orelha corrigida.